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30 de maio de 2020

REABERTURA GRADUAL DAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE JAÚ A PARTIR DE 02 DE JUNHO.


REABERTURA GRADUAL DAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE JAÚ A PARTIR DE 02 DE JUNHO.

REABERTURA GRADUAL DAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE JAÚ

 

O Sincomércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Industrial vêm, através desse informativo, esclarecer sobre o PROCESSO DE REABERTURA GRADUAL DO COMÉRCIO NA CIDADE DE JAÚ, considerando o atual cenário da pandemia e as atuais diretrizes do Governo Estadual/Municipal.

Nessa primeira fase, que se inicia no dia 02/06, o setor varejista não essencial poderá trabalhar das 10 às 16 horas, o Shopping Center das 14 às 20 horas e o Território/Shopping do Calçado das 10 às 16 horas, TODOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. As atividades essenciais manterão o horário normal de funcionamento.

 

A redução da jornada para seis horas diárias é necessária para evitar aglomerações no transporte público e nos estabelecimentos, que devem retornar com a equipe reduzida. As empresas deverão se adequar utilizando dos mecanismos já amplamente divulgados como a redução da jornada e salário e a supensão do contrato de trabalho.

Sabemos da importância da abertura do comércio aos sábados, mas não poderemos promover a abertura nessa fase, em atenção ao pedido pertinente do Poder Público para a manutenção do isolamento social no finais de semanas, considerando a quantidade de casos confirmados na cidade. Isso é essencial nesse momento para que em breve consigamos retornar ao horário normal.

 

Frisamos que o momento é de cautela, serenidade e responsabilidade. O retorno da economia é importantíssimo, mas sem aglomeração, respeitando as orientações dos órgão competentes.

Para isso precisaremos:

 

  • Controlar o número de acesso no interior do estabelecimento não essencial de modo a limitá-lo a 40% (quarenta por cento) da capacidade ou 1 (uma) pessoa para cada 10m2 (dez metros quadrados) da área de atendimento. Os estabelecimentos que possuem corredores estreitos deverão limitar o acesso a 40% (quarenta por cento) da capacidade ou 1 (uma) pessoa para cada 20m2 (vinte metros quadrados) da área de atendimento;
  • Obrigar o uso das máscaras por clientes e funcionários, no interior do estabelecimento;
  • Exibir placas indicativas, bem visíveis, na entrada do estabelecimento, informando o número limite de público para atendimento simultâneo;
  • Orientar o público que estiver fora do estabelecimento a respeitar as normas sanitárias, especialmente quanto a obrigatoriedade do uso de máscaras e distância mínima entre as pessoas;
  • Incentivar as vendas on-line para evitar aglomeração, atingindo também os clientes que não podem se deslocar até a loja física;
  • Evitar atividades promocionais que possam gerar aglomerações;
  • Evitar aglomerações em caixas e sinalizar o distanciamento necessário (ex: desenhar círculos no chão indicando a posição de cada cliente na fila);
  • Implementar corredores de um fluxo só a fim de coordenar a entrada e a saída dos clientes.

Também não podemos esquecer de :

  • Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Disponibilizar dispensadores de álcool em gel 70% para funcionários e clientes, especialmente na entrada do estabelecimento e nos locais de pagamento;
  • Disponibilizar EPIs de acordo com a função exercida por cada funcionário;
  • Aferir a temperatura de todos os colaboradores na entrada e saída, obrigatoriamente para as empresas com mais de 50 funcionários, adotando as medidas recomendadas pelos órgãos competentes, em caso de qualquer anormalidade;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 1,5 metros das pessoas;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;
  • Higienize com frequência os objetos existentes ao seu redor;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Evite circulação desnecessária;
  • Orientar os colaboradores a informar ao estabelecimento caso venham a ter sintomas de síndrome gripal e/ou resultados positivos para Covid-19, evitando o contato físico com as pessoas do grupo de risco e fique em casa até melhorar.
  • Revisar os processos de abastecimento (carga e descarga), evitando o contato com entregadores;
  • Higienização dos corrimãos, balcões de atendimento, maçanetas constantemente, com produtos indicados para tal fim;
  • Intensificar a limpeza de banheiros, pisos e áreas comuns;
  • Retirar provisoriamente carrinhos para bebê e bebedouros automáticos e manter cadeiras de rodas higienizadas;
  • Sinalizar o uso do elevador por apenas uma família por vez e disponibilizar o álcool gel nos acessos;
  • Retirar todos os bancos das áreas comuns;
  • Envelopar as máquinas de cartão com filme plástico e higienizá-las após cada uso;
  • Recomendar a hi­gienização de todo o material utilizado pelos clientes a cada troca de cliente;
  • Organizar escalas para os horários de refeição a fim de evitar aglomerações.
  • Expor no ambiente, em local visível (principalmente na entrada dos estabelecimentos), as normas vigentes, ou seja: uso de máscara obrigatório, fluxo e quantidade de pessoas e normas de higiene.
  • Monitorar constantemente a quantidade de pessoas presentes dentro do estabelecimento, assim como o distanciamento entre elas;
  • Exigir e fiscalizar o uso de máscara de proteção e os procedimentos de segurança sanitária (uso do alcool 70%, por exemplo) dentro do estabelecimento.

Nessa nova fase teremos que apoiar os protocolos de saúde e higiene para proteger nossos colaboradores e clientes.

A luta contra o coronavírus não acabou, e agora, mais do que nunca, dependerá de cada comerciante que efetuar a abertura do estabelecimento.

NÃO ESQUEÇA QUE A RESPONSABILIDADE TAMBÉM É SUA, POR ISSO EVITE AGLOMERAÇÕES, FISCALIZE O DISTANCIAMENTO ENTRE AS PESSOAS, AS AÇÕES DE HIGIENE E O USO DE MÁSCARA.

 

Por fim, é importante ressaltar que:

  • ficará suspenso o sistema drive-thru e o recebimento de pagamento de carnês nos dias que não houver abertura dos estabelecimentos comerciais (sábados e domingos) e
  • as diretrizes acima propostas poderão ser alteradas de acordo com os atos do Pode Público Estadual/Municipal.

Eventuais dúvidas estamos à disposição (3622.5883 / 99105.3772).

 

 

JUNTOS SAIREMOS MAIS FORTES!!!

 

Jaú, 29 de Maio de 2020.

 

 

JOSÉ ROBERTO PENA

Sincomércio de Jaú e Região

 

ALEXANDRE IVAN SANTOS

CDL de Jaú

 

ADEMAR BORGO

Associação Comercial e Industrial de Jaú

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