Notícias Fecomercio

18 de abril de 2018

Terceira fase do eSocial começa em 1º de maio para grandes empresas


Companhias com faturamento superior a R$ 78 milhões devem enviar as folhas de pagamento pelo eSocial

Começa no dia 1º de maio deste ano a terceira fase de implantação do eSocial para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões. Agora, essas companhias deverão incluir informações relativas às suas folhas de pagamento no sistema, os chamados “eventos periódicos”.

O comitê gestor do eSocial orienta que os dados dos eventos de folha devem abranger todo o mês de maio desde o dia 1º, e caso haja desligamento entre 1º e 7 de maio, o evento deverá ser enviado a partir do dia 8, incluindo as informações de verbas rescisórias. Os eventos não periódicos, como admissões, afastamentos e férias, além dos eventos iniciais e de tabelas, continuam sendo recebidos pelo sistema.

O eSocial é um sistema de registro de informações criado para desburocratizar a administração de informações relativas aos trabalhadores. O cronograma contempla três grupos (grandes empresas, demais empresas privadas e entes públicos), sendo que cada um tem cinco fases. Quando totalmente implementado, o eSocial substituirá 15 prestações de informações ao governo por apenas uma. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias