Notícias Fecomercio

8 de maio de 2018

Setor de turismo fecha 207 vagas formais em fevereiro, o terceiro saldo negativo consecutivo


Segundo a FecomercioSP, os segmentos de hospedagem e de eventos foram os principais responsável pelo desempenho geral negativo em fevereiro

O mercado de trabalho formal existente em decorrência da demanda dos turistas, a lazer ou a negócios, novamente registrou saldo negativo de empregos. Em fevereiro, 207 postos de trabalho formal foram fechados. Assim, o setor de turismo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 275.488 trabalhadores, leve queda de 0,4% em relação a fevereiro de 2017. No acumulado de 12 meses, o segmento de turismo paulista eliminou 1.130 empregos celetistas.

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

No mês, os desempenhos das atividades de hospedagem e de eventos foram determinantes para o resultado geral negativo, eliminando 270 e 229 empregos com carteira assinada, respectivamente.
Entre as sete atividades analisadas, três registraram queda no número total de empregos com carteira assinada, na comparação com fevereiro de 2017, com destaque para transportes (-1,5%) e alimentação (-0,5%). Por outro lado, os segmentos de cultura e lazer (3,4%) e de eventos (2,7%) exibiram as maiores taxas de crescimento do estoque de empregados na mesma base comparativa. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias