Notícias Fecomercio

2 de maio de 2018

Setor de serviços paulista tem o melhor desempenho mensal na geração de vagas formais em quatro anos


De acordo com a FecomercioSP, 33.749 novos postos de trabalho foram criados em fevereiro

O setor de serviços do Estado de São Paulo teve o melhor desempenho mensal em geração de vagas em quatro anos – quando, em fevereiro de 2014, foram gerados 57 mil empregos. Em fevereiro deste ano, foram abertas 33.749 novas vagas, resultado de 205.997 admissões e 172.248 desligamentos. Assim, o setor de serviços encerrou o mês com um estoque ativo de 7.349.791 empregos celetistas, crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2017.

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

As 12 atividades avaliadas geraram empregos com carteira assinada no mês, com destaque para os serviços educacionais, que abriu 15.006 vagas, e para a administração pública, defesa e seguridade social, com 4.443 novas vagas.

Em relação a fevereiro de 2017, sete atividades registraram aumento do estoque de empregados, com destaque para os serviços profissionais, científicos e técnicos; e médicos, odontológicos e serviços sociais, ambos com uma taxa de 2,4%. Por outro lado, destacaram-se negativamente os segmentos de outras atividades de serviços (-1,2%); transporte e armazenagem; e arte, cultura e esporte (ambos os últimos com -0,4%). Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias