Notícias Fecomercio

7 de maio de 2018

“As questões relevantes da economia estão todas expostas”, diz Sérgio Vale


Economista-chefe da MB Associados afirma que País vive período de maior incerteza desde 2002        

“Estamos tendo a política afetando a economia de forma tão intensa que fica todo mundo parado. Fica difícil tentar prever o que pode ser aprovado [após as eleições]. De 2002 até aqui, não tivemos problemas de transição como agora”, avalia o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, a respeito da influência do cenário eleitoral deste ano sobre a conjuntura econômica do Brasil.

Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com o InfoMoney, o mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), diz que a economia vem sendo bem conduzida pelo atual governo, principalmente quanto à atuação do Banco Central no combate à inflação e à política de juros. Contudo, Vale enfatiza, na conversa com o editor-chefe do InfoMoney, Thiago Salomão, e com a jornalista Thaís Herédia, que o País vive um momento de incerteza política, o que pode pôr tudo a perder.

“A política pode estragar a festa como fez no passado”, comenta o economista. “Os recados estão dados. O sistema mostra que não se sustenta nos próximos anos, a regra do teto de gastos não se sustenta. Se elegermos um candidato disfuncional [avesso às reformas], a crise volta”, afirma Vale. Assista à entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias