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8 de janeiro de 2019

Intenção de consumo das famílias sobe novamente em dezembro, aponta FecomercioSP


Segundo a Entidade, indicador avançou 6,2% em relação a outubro e 11,4% no comparativo anual

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir, alta de 6,2% na comparação mensal, passando de 89,3 pontos em novembro para 94,8 pontos em dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um avanço de 11,4%, quando o índice marcava 85,1 pontos.
O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Todos os sete itens analisados obtiveram aumento em dezembro, com destaque para Momento para duráveis, que registrou a maior elevação (20,2%), passando de 58,4 pontos em novembro para 70,2 pontos em dezembro. A assessoria econômica da Entidade lembra que, mesmo com o bom resultado, o índice ainda está abaixo dos 100 pontos, ou seja, no grau de insatisfação.

De acordo com a pesquisa, a segunda maior elevação foi do item Perspectiva de consumo, que, em dezembro, cresceu 8,9% na comparação anual e 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 100,9 pontos. Segundo a Entidade, o item retornou ao patamar de satisfação após 11 meses. Atualmente, são 34,9% dos paulistanos que consideram que, nos próximos meses, o consumo de sua família e da população em geral tende a crescer em relação ao ano anterior. Há um ano, esse porcentual era de 29,6%.

O item Nível de consumo atual registrou a pior avaliação do ICF no mês, passando de 60,4 pontos de novembro para 62,6 pontos em dezembro, alta de 3,6%. Conforme a pesquisa, os paulistanos ainda estão bastante insatisfeitos com o seu consumo, visto que 52,7% dizem que estão gastando menos do que no mesmo período do ano anterior. Na comparação com dezembro de 2017, houve um recuo de 4,7 pontos porcentuais. Confira a matéria completa aqui.

 

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