Notícias Fecomercio

21 de fevereiro de 2018

FecomercioSP facilita adesão de comerciantes a termo de compromisso de Logística Reversa


Apresentação do contrato social não é mais necessária para aderir à plataforma online da Federação

Para ajudar os comerciantes que vendem pilhas e baterias portáteis a cumprir as determinações legais, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Sustentabilidade, facilitou a adesão ao termo de compromisso de Logística Reversa mediante plataforma disponível no site da Federação. Desde fevereiro de 2018, o processo foi simplificado, já que não é mais necessária a apresentação do contrato social da empresa para o cadastro, que pode ser realizado pelo link: www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/. 
Realizado o cadastro, os comerciantes podem passar a receber esses produtos pós-consumo dos clientes e encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador. A meta é chegar em 2020 com a presença de urnas coletoras em todos os estabelecimentos comerciais dos 645 municípios de São Paulo.

A plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP, disponível no portal da Federação desde junho de 2017, também traz informações para os consumidores e sindicatos. Por meio da ferramenta, é possível encontrar pontos de entrega mais próximos e se informar pela cartilha de Logística Reversa.
As pilhas e baterias portáteis não podem ser descartadas no lixo doméstico porque contaminam o solo, lençóis freáticos e cursos d'água. Elas devem ser mantidas em sacos plásticos ou embalagens plásticas até serem levadas em um ponto de entrega.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron) são parceiras da FecomercioSP nessa empreitada.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail logisticareversa@fecomercio.com.br, que serão respondidas pela equipe da Federação. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias