Notícias Fecomercio

14 de junho de 2018

FecomercioSP e GREEN Eletron recolhem 663 quilos de eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis


O material, coletado durante a Conferência de Produção Mais Limpa, foi encaminhado para a destinação ambientalmente correta

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, realizou uma campanha de Logística Reversa na 17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, no dia 4 de junho, em São Paulo. O evento anual discute os pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) e é iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Cerca de mil pessoas participaram da conferência e descartaram aproximadamente 663 quilos de pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos pós-consumo no estande da FecomercioSP junto com a GREEN Eletron, gestora criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A Federação e a GREEN Eletron ainda distribuíram cartilhas sobre Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis e orientou os presentes sobre o descarte correto dos materiais.

Esses produtos pós-consumo não podem ser depositados no lixo doméstico (comum), pois podem possuir substâncias que contaminam o solo e a água. A resolução Conama n.º 401/2008 e a Lei n.º 12.305/2010 orientam sobre o descarte desses produtos no que tange ao sistema de Logística Reversa.

A GREEN Eletron será responsável pelo encaminhamento para triagem, desmonte, reciclagem e disposição final dos rejeitos. Assim, parte do material poderá ser utilizada como matéria-prima para novos produtos, fechando o ciclo de Logística Reversa. O processo minimiza impactos ambientais como contaminação de solo, lençóis freáticos e cursos d'água e ainda permite que recursos minerais, água e energia sejam poupados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias