Notícias Fecomercio

26 de junho de 2018

FecomercioSP apresenta dicas para consumidor colaborar para a preservação do meio ambiente


Consumo sustentável envolve comprar produtos com menos embalagens e entregar itens usados em sistemas de Logística Reversa

As discussões a respeito da preservação do meio ambiente costumam ficar restritas aos papéis dos governos e das empresas para o desenvolvimento sustentável. Contudo, os consumidores também podem fazer a sua parte ao tomar decisões de compra de maneira mais consciente.

A Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive, tem o tema “Consumo e produção responsáveis” como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de recomendações para orientar políticas em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Com isso, como forma de reduzir os resíduos sólidos acumulados nas residências, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta dicas para o consumidor no ato de compra:

  • Verifique a quantidade de embalagem usada em um produto e faça a opção por aquele que tiver a menor quantidade – um xampu, por exemplo, não precisa ser vendido dentro de uma caixa de papelão;
    • Dê preferência a produtos vendidos em refis, que também costumam ser mais baratos;
    • Opte por bebidas em embalagens retornáveis;
    • Escolha frutas, verduras e legumes que não sejam vendidas embaladas em isopores ou filmes plásticos;
    • Leve uma sacola retornável quando fizer compras.

 

Mesmo agindo dessa forma, a quantidade de embalagens acumuladas nas residências ainda é grande. Como o descarte desses itens no lixo comum não é uma ação sustentável, é fundamental levá-los a um ponto de entrega voluntário (PEV), que pode estar disponível em um estabelecimento comercial, ecoponto municipal ou associação ou cooperativa de catadores de resíduos. O consumidor também pode aproveitar o sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis, caso o serviço esteja disponível em sua cidade. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias