Home

  • Refecom Digital
  • Refecom Manual
  • Convenções Coletivas de Trabalho
  • Cartilha Afixação de Preços
  • Código de defesa do consumidor
  • Reforma Trabalhista

      FecomercioSP produz vídeo sobre o déficit dos Estados


      Amplie a foto

      Vídeo complementa estudo inédito produzido pela FecomercioSP sobre as contas públicas estaduais (Tutu)

      Complementando um estudo sobre o déficit orçamentário dos Estados brasileiros, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) produziu um vídeo sobre a situação das finanças públicas estaduais.

      De maneira didática, o vídeo mostra que, sem as transferências de recursos da União, o déficit dos Estados no ano de 2015 teria sido de R$ 34 bilhões. Dessa maneira, percebe-se que não é apenas o governo federal que precisa resolver o problema do gasto público elevado.

      Nesse mesmo ano, 15 Estados, incluindo o Distrito Federal, gastaram mais do que arrecadaram. E o mais agravante é que apenas três estão em processo de ajuste fiscal para resolver o problema do rombo orçamentário, enquanto os outros 12 devem ter déficits cada vez maiores.

      O estudo também mostra que mesmo os Estados com as contas no azul não estão em situação confortável, já que ao menos quatro estão em trajetória de deterioração fiscal.

      Para a FecomercioSP, a única forma de melhorar a situação das contas públicas estaduais e, consequentemente, da União é com a adoção de um ajuste fiscal aliado à reforma da Previdência.

      Confira o estudo sobre a situação fiscal dos Estados clicando aqui e veja, clicando aqui, o vídeo sobre os déficits estaduais.

      Fonte: Fecomércio-SP


      << Voltar

          (14) 3622-5883 / 3624-5037
          Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

          Imagem