Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Para entrar em 2017 com o pé direito


Amplie a foto

Embora dados da FecomercioSP mostrem que a confiança tanto de empresários quanto de consumidores já sinalize um certo otimismo, convém ingressar em 2017 com a lição de casa em dia. Em linhas gerais, a expectativa é de que a retomada do crescimento econômico do País somente se dará com os aumentos do emprego e da renda, a queda dos juros e a convergência da inflação para a meta. Ou seja, dependerá da melhoria dos indicadores antecedentes de consumo. 

Assim, o planejamento estratégico da empresa deverá levar em conta a redução de custos e a otimização de todos os processos. O planejamento financeiro é fundamental. Assim como ocorre com a pessoa física, o início de ano concentra uma série de pagamentos que devem ser efetuados pelas empresas. Por exemplo, se a companhia dispõe de veículos para transporte de mercadorias, ela deverá pagar o IPVA. É necessário se programar, de forma a ter caixa para efetuar os respectivos pagamentos, evitando atraso nas contas ou a entrada em um eventual endividamento bancário. 

O planejamento estratégico-financeiro deve considerar incertezas econômicas e políticas que podem ocorrer e traçar metas, que precisam ser acompanhadas e ajustadas de acordo com as necessidades da empresa, bem como contar com o engajamento de todos. Estratégia importante para o varejo, as liquidações de início de ano devem ser contempladas no planejamento, levando em conta a análise crítica das mercadorias em estoque e a manutenção do fluxo de caixa equilibrado.

Fonte: EconoMix Janeiro 2017


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem