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Sazonalidade estimula vendas do comércio no segundo semestre


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No segundo semestre, algumas datas comemorativas geram novas oportunidades para o empresário do varejo incrementar o faturamento, revertendo o ciclo negativo das vendas e alavancando os resultados da empresa.

Além das datas comemorativas, os feriados e pontos facultativos também exigem um planejamento especial, já que muitos consumidores aproveitam o dia de folga para se deslocar para outras regiões, fora dos grandes centros comerciais. 

Para auxiliar o empresário a montar um plano bem-sucedido, a FecomercioSP elenca as principais datas e acontecimentos do segundo semestre e sugere ações para aumentar as vendas no período: 

Julho

A chegada do inverno deve impulsionar as vendas das lojas de vestuário e calçados. Porém, o lojista precisa avaliar  seu nível de estoque para não ficar com prateleiras cheias ao fim da temporada. Com o início das férias escolares, os setores de lazer e turismo devem ser beneficiados. Ainda no mês de julho, há no dia 9 o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. Por ser um sábado, as vendas não devem sofrer grandes impactos. 

Agosto

O Dia dos Pais movimenta o fluxo do comércio, ainda que em menor escala quando comparado ao Dia das Mães. Conforme observado nas datas comemorativas do primeiro semestre, este ano os presentes devem ser de valores menores. Roupas, acessórios, perfumes e cosméticos têm boas chances de liderar a preferência dos que irão presentear. 

Setembro

No dia 7 de setembro é celebrada a Independência do Brasil, feriado nacional que será em uma quarta-feira. O início da primavera faz com que as lojas fiquem mais coloridas, especificamente as vitrines, com as cores e tendências da nova estação. Ainda pouco conhecido pelo público, no dia 15 é comemorado o Dia do Cliente. Apesar do apelo reduzido no quesito vendas, é possível aproveitar a data para realizar ações que valorizem a presença do consumidor na loja, como a oferta de café, brindes, ou algo que reforce a excelência no atendimento, por exemplo. 

Outubro

As lojas de brinquedos, departamentos e vestuário infantil são as grandes beneficiadas pelo Dia das Crianças. Com a evolução tecnológica e a maior facilidade de acesso que as crianças têm a esses produtos, o setor de eletrônicos também pode se destacar. O resultado das vendas nessa data deve dar indícios de como será o Natal, e impactar diretamente na contratação de temporários para o final do ano. 

Novembro

Começam os preparativos para as vendas de Natal. O comerciante deve checar o estoque da loja, a decoração das vitrines e estabelecer as promoções para a data. Vale lembrar que o consumidor, ao receber a primeira parcela do 13º salário, poderá antecipar as compras. Na última sexta-feira do mês acontece a Black Friday, campanha promocional que se iniciou na internet e alcançou as lojas físicas. Nesse mês estão previstos ainda três feriados, Finados (02), Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20). 

Dezembro

É o melhor período do ano em vendas para o comércio. O faturamento de alguns setores chega a crescer 30% na comparação com o mês anterior. As celebrações de fim de ano e a renda adicional, proporcionada pelo 13º salário, fazem com que os consumidores comprem produtos em maior quantidade e/ou de maior valor agregado.

Atender essa demanda crescente, exige que a equipe esteja preparada e estimulada para receber o maior número de consumidores. O pagamento de bônus e incentivos para os vendedores precisam ser avaliados e podem trazer melhores resultados. 

Fonte: Programa Relaciona / Fecomércio-SP


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