Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Como administrar os perfis corporativos nas redes sociais


Amplie a foto

É comum atualmente cada vez mais empresas criarem perfis nas redes sociais. Porém, é bom lembrar que não basta aplicar informações e logos da empresa e pronto. Os perfis precisam ser diariamente alimentados e, por isso, a recomendação de especialistas é que as organizações criem perfis nas redes mais visitadas e com maiores números de usuários, entre elas, Facebook e Twitter.

O especialistas em social media, Vinicius Gonçalves, indica no artigo “ Como usar as Redes Sociais para Divulgar a sua Empresa” que as organizações sejam claras em seus perfis, colocando nome, endereço, telefone para contato e e-mail. Porém, diz ele, “saiba que este será um canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem e m contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos. Por isso, fique atendo e disponível”.

O segundo passo após ter criado o perfil é saber que será preciso manter uma regularidade de acessos para clientes. Com a mesma freqüência que você acessa seus e-mails, procure sempre dar uma verificada em seus perfis de redes sociais diariamente.

Uma regra que geralmente funciona, de acordo com Gonçalves, é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dar uma lida no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.

“O importante é que a empresa possa aproveitar as informações nelas contidas nas redes sociais para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos concorrentes”, afirma o especialista.

Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode demorar mais de uma hora por dia, em pequenas mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custas meia hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus concorrentes  mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos para analisar resultados e crias estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.

COMO DIVULGAR SERVIÇOS E PRODUTOS EM REDES SOCIAIS

A grande vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de comunicação de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu perfil para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão sempre bem recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do Twitter, que já está com a opção de divulgar uma imagem.

Facebook possui espaço para postagem de texto com foto, onde o empresário pode usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e clientes com anúncio via imagem digital.

Apenas seja cuidadoso: uma mídia negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso importante divulgar material de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas empresas contratam designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web, que saem mais baratos porque não serão impressos.

O mais importante é não menosprezar uma rede social como veículo de comunicação. Crie material de qualidade e se possível específico para o setor. Também é importante não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual telefone e e-mails e por isso deve responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas em redes de relacionamento são os motivos pelos quais algumas empresas são mal faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.

Fonte: Revista do SESCON-SP


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem