Home

  • Refecom Digital
  • Refecom Manual
  • Convenções Coletivas de Trabalho
  • Cartilha Afixação de Preços
  • Código de defesa do consumidor
  • Reforma Trabalhista

      Dicas para evitar a inadimplência


      Amplie a foto

      Para o comércio, nem sempre um grande volume de vendas a prazo representa maior lucratividade.
      (Arte/TUTU)

      A inadimplência é um dos principais vilões do comércio. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela FecomercioSP, aponta que cerca de 17,2% das famílias paulistanas possuíam contas em atraso em dezembro, alta de 6,3 pontos porcentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

      Para o comércio, nem sempre um grande volume de vendas a prazo representa maior lucratividade. Assim, destacamos alguns pontos para evitar a inadimplência:

      Análise de crédito

      Faça uma análise criteriosa, contemplando perfil do consumidor, nível de renda e capacidade de pagamento futura. Consulte órgãos de proteção de crédito.

      Evite fraudes

      Verifique a autenticidade dos documentos apresentados. Nas referências comerciais e pessoais, cuidado com nomes e telefones fornecidos, pois o contato informado pode estar instruído a passar boas informações.

      Cadastro do cliente

      Realize o preenchimento correto do cadastro do cliente e atualize-o frequentemente. Com essa informação atualizada é possível entrar em contato com o cliente com mais facilidade, principalmente em situações de inadimplência.

      Política de cobrança

      Defina quais serão os procedimentos para realizar cobrança de inadimplentes, envio de e-mail lembrando o não pagamento, contato telefônico ou até mesmo a cobrança pessoal. Em alguns casos, contratar os serviços de empresas especializadas em recuperação de crédito pode ser vantajoso.

      Novos clientes

      Para quem ainda não possui histórico de compras e pagamentos, ofereça um menor valor de crédito no início, melhorando as condições de crédito conforme aumentar o relacionamento e a confiança.

      Fonte: Fecomércio-SP


      << Voltar

          (14) 3622-5883 / 3624-5037
          Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

          Imagem