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Ações planejadas diminuem impacto negativo dos feriados nas vendas do comércio


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É importante para o comerciante já planejar ações que poderão ser adotadas no decorrer do primeiro semestre do ano (Arte/TUTU)

Estão previstos vários feriados em 2016, com a ocorrência das chamadas “pontes”, nas quais os consumidores esticam os dias de descanso e agregam o feriado ao fim de semana. Essas emendas, que acontecerão com maior frequência no primeiro semestre, podem ser prejudiciais ao varejo, já que muitos consumidores optam por viajar e se afastam dos grandes centros, dificultando a manutenção do ritmo de vendas. Por outro lado, as famílias acabam gastando mais com turismo e serviços nas cidades de destino.

Para que o varejo possa minimizar os efeitos dos feriados prolongados, é importante, desde já, planejar ações que poderão ser adotadas no decorrer do primeiro semestre do ano, a fim de obter um melhor resultado de vendas, destaca a assessoria técnica da FecomercioSP.

Um ponto positivo que poderá fazer um contraponto às baixas nas vendas na primeira metade do ano é o pagamento, por parte das empresas, das bonificações e da participação nos lucros. Esses valores costumam ser apurados depois do encerramento do ano anterior e pagos no primeiro trimestre do ano seguinte, incentivando o consumo.

Veja no calendário abaixo as principais oportunidades de negócios destacadas pela FecomercioSP, de acordo com as datas comemorativas dos primeiros seis meses de 2016:

Janeiro
O mês apresenta o momento certo para realizar o balanço das vendas e elaborar o planejamento estratégico do ano, sendo importante definir as metas para 2016. Em janeiro, também são realizadas liquidações e promoções pelas grandes redes que atraem um grande fluxo de clientes para as lojas.

Outro fator positivo é a volta às aulas, que estimula as compras de material escolar e aquece as vendas do segmento.
Entretanto, as férias afastam um pouco os consumidores dos grandes centros.

No dia 24, é comemorado o Dia dos Aposentados. No dia seguinte, 25, acontece o aniversário da cidade de São Paulo. A data cai em uma segunda-feira, podendo ser mais uma ponte de fim de semana.

Fevereiro
O Carnaval, a maior festa popular do País, será comemorado no dia 9.  A data impulsiona as vendas dos segmentos de vestuário, alimentos, bebidas e turismo. Neste ano, a crise deixou o consumidor mais realista e menos impulsivo, e o comércio precisa aumentar o estímulo ao cliente para conseguir expandir as vendas.

O consumidor ainda estará bem endividado nesse mês. Vendas parceladas e promocionais podem atrair esse perfil de cliente.

Março
Com a chegada da Páscoa, o segmento alimentício pode registrar aumento nas vendas. Criatividade na oferta de produtos e promoções pode fazer a diferença para aumentar o faturamento. A comercialização de ovos de chocolate tem forte apelo, principalmente com o público infantil.

Abril
As liquidações de verão deverão tomar conta das vitrines do setor de vestuário, pois já será época de compra da nova coleção. O feriado de Tiradentes (21) será comemorado em uma quinta-feira, podendo ser mais uma ponte do fim de semana, totalizando quatro dias corridos.

Maio
É quando acontece a segunda data mais importante para o comércio – o Dia das Mães. A comemoração apresenta forte apelo emocional e o tíquete médio aumenta em relação ao Natal. A qualidade no atendimento é um diferencial, bem como a criação de condições acolhedoras no estabelecimento para o público masculino que irá às compras.

Há ainda a aproximação do inverno. As coleções já estarão nas lojas e deve aumentar a procura por aquecedores e itens da coleção de vestuário que são, em geral, de preço bem mais elevado.

Junho
Nesse mês é comemorado o Dia dos Namorados, data que vem apresentando movimento forte, com tíquete médio semelhante ao do Dia das Mães. O setor de vestuário e calçados deve apresentar bom aquecimento nessa data.

Junho ainda terá o Dia de São João (24). No Nordeste, as festas juninas geram movimento significativo, atraindo turistas para as comemorações e maior público para o comércio local, mesmo que em menor proporção.

Fonte: Fecomércio-SP


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