Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Aplicações em CDI deixaram poupador longe de perdas reais em 2015


Amplie a foto

Para considerar o resultado positivo, é preciso levar em conta cenário atual de provável queda de 3% no PIB, aumento do desemprego e encolhimento da rentabilidade das empresas (Arte/TUTU)

Enquanto outras aplicações têm se mostrado muito arriscadas, poupadores que aplicaram em CDI no começo do ano estão conseguindo ganhar da inflação (ou pelo menos empatar) em um ano particularmente difícil, avalia a assessoria econômica da FecomercioSP. É um fato positivo, considerando o cenário atual: em um ano no qual o PIB deve cair 3%, o desemprego aumentou e a rentabilidade das empresas encolheu.

A assessoria econômica observa que um investidor com bom relacionamento no banco consegue uma aplicação com rendimento de 100% do CDI – o Imposto de Renda é de 15% dos rendimentos. Até outubro deste ano, o IPCA acumulou alta de preços de 8,5%, e o rendimento do CDI foi de 10,8%, o que, descontado o Imposto de Renda, resulta em 9,1%.

Vale lembrar que as projeções da FecomercioSP indicam que até o fim do ano a inflação deva atingir 10%, com rendimento líquido do CDI próximo a 11%, ou seja, um ganho real de 0,8%. Como muitos aplicadores conseguem rendimentos um pouco menores (entre 90% e 95% do CDI), para muitos investidores o ano vai terminar basicamente no zero a zero: não perdeu dinheiro, mas também não obteve rendimento real algum.

De acordo com a assessoria da Federação, em 2016, se houver mais clareza sobre questões como ajuste fiscal (se irá ocorrer ou não), prováveis novos rebaixamentos da nota do País por agências de rating e ambiente político, a tendência é que os movimentos de investidores internacionais se intensifiquem. Nesse caso, poderá ser hora de rever as aplicações, mas isso deve ser feito com acompanhamento e parcimônia. Por enquanto, no atual cenário, empatar com a inflação de 10% está bom.

Fonte: Fecomércio-SP


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem