Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Mantenha os Colaboradores motivados em tempos de crise


Amplie a foto

Muitas vezes o cenário pessimista das empresas é repassado para seus colaboradores, que por sua vez se sentem desmotivados e acaba, não rendendo como podiam E em reflexo da atual crise financeira que o Brasil passa, muitas pessoas temem perder seus empregos, o que também pode influir na produtividade.

Segundo o consultor de carreiras, coach financeiro e escritor Matoso Oliveira, coordenador da empresa Conexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional, é fundamental então que, em cenários como o atual, a empresa passe motivação e esperança para os colaboradores. “A organização deve manter a transparência, deixando todos a par da situação que está passando e continuar honrando com os salários em dia. É preciso manter a motivação dos colaboradores e, em caso de dispensa, não deixar que conversas paralelas desanimem outros funcionários”, diz.

Para ajudar as empresas nesse desafio, o especialista listou algumas atitudes que se executadas podem mudar o “espírito” da equipe e fazer com que esta fase não seja tão impactante, mas sim de experiência para cada um:

O momento é de desafios, então faça com que seus colaboradores tenham empenho e dedicação com os trabalhos. Pense em soluços emergenciais e que façam eles compreenderem que a situação é passageira. Inove a metodologia de trabalho, fazendo atividades que propõem aos líderes iniciativas de motivação para toda a equipe.

DÊ VOZ AOS COLABORADORES. O período é delicado, mas em casos difíceis os colaboradores podem expressar e achar algumas saídas, fazendo com que a equipe continue empenhada.

CONTROLE EMOCIONAL! A ansiedade neste momento deve ser mantida em controle, pois muitos colaboradores irão pensar que “a casa vai cair” para outro em qualquer momento. O pessimismo atrapalha e prejudica outras pessoas, então evite burburinhos sobre quem vai sair e quem vai ficar.

OUÇA SEU COLABORADOR, PROMOVA PALESTRAS MOTIVACIONAIS E FAÇA COM QUE ELES TENHAM UMA VISÃO AMPLA DO ATUAL CENÁRIO. Ele pode até mesmo oferecer sugestões para melhoria de alguma área da empresa ou até mesmo se mostrar mais comprometido. A falta de motivação pode fazer com que muitos fiquem ansiosos e depressivos, então o melhor nesses casos é fazer com que todos se sintam importantes e que estão bem assistidos pela empresa.

CADA GESTOR DEVE SER ESPELHO PARA SUA EQUIPE. Quando os líderes se mostram motivados em superar a fase ruim, tendem a inspirar suas equipes a agirem da mesma forma e isso possibilita que todos tenham a mesma energia para fazer os trabalhos. Não meça esforços em promover transformação e atitude, estimule o trabalho em equipe e o entrosamento entre os funcionários.

Fonte: Revista do SESCON-SP - agosto 2015


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem