Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Desemprego sobe pelo 8º mês, a 7,6%, e é o maior para agosto desde 2009


Amplie a foto

O desemprego subiu pelo oitavo mês seguido e chegou a 7,6% em agosto. É a maior taxa de desocupação para o mês de agosto desde 2009, quando ela foi de 8,1%. 

Na comparação com julho deste ano (7,5%), o desemprego teve leve alta de 0,1 ponto percentual. Em relação a agosto do ano passado (5%), o aumento foi de 2,6 pontos percentuais.

O número foi divulgado nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e faze parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados.

IBGE tem duas pesquisas mensais de desemprego

Além da PME, o IBGE também divulga mensalmente a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Mensal. Segundo o instituto, ela é mais abrangente do que a PME, porque são pesquisados 211.344 domicílios particulares permanentes distribuídos em cerca de 3.500 municípios pelo país.

A última Pnad Contínua Mensal, com dados do trimestre terminado em maio, apontou que o desemprego subiu para 8,1%.

Fonte: UOL Notícias - (Com agências de notícias)


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem