Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Queda de grau de investimentos é uma grande derrota para o País


Amplie a foto

Para a FecomercioSP, é lamentável que tenhamos mais essa perda em um cenário de crise econômica sem previsões de melhora (Foto: Free Images)

A perda do grau de investimentos anunciada pela S&P, uma das mais importantes agências de rating do mundo, nesta quarta-feira, não pode ser considerada exatamente uma surpresa. Era inevitável. Apesar dos esforços das autoridades econômicas nos últimos dias para que o país mantivesse a nota de risco dentro do chamado grau de investimento, o País se vê obrigado a encarar mais essa derrota.

Os desentendimentos acerca do orçamento de 2016, somados ao evidente desconforto do ministro Levy após o envio de uma proposta de déficit de R$ 30 bilhões para o próximo ano, somente acelerou o processo de desconfiança.

Não só os investidores perceberam ao longo deste ano que o país está sendo incapaz de fazer um ajuste fiscal relevante, mas também tem ficado evidente que não há consenso dentro do governo sobre o tema. Também não há respaldo político para aprovação de medidas de ajuste fiscal, o que na prática inviabiliza qualquer ajuste neste momento.

Para a FecomercioSP, é lamentável que tenhamos mais essa perda em um cenário de crise econômica sem previsões de melhora. Esse anúncio só atesta mais uma vez o quanto o mercado internacional começa a duvidar da capacidade do país em retomar o rumo do crescimento e o equilíbrio fiscal.

Fonte: Fecomércio-SP


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem