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Movimento nacional valoriza o pequeno


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Valorizar os pequenos empreendimentos e, com isso, contribuir para os desenvolvimentos local e nacional: esse é o objetivo do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Apoiada pelo Sebrae-SP, a iniciativa desenvolve diversas ações com o objetivo de conscientizar as micro e pequenas empresas (MPEs) e os consumidores sobre a importância de priorizar a compra em estabelecimentos menores e de bairro.

Melhoria da qualidade de vida na região, geração de novas oportunidades na vizinhança, aquecimento do mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e estímuo à inovação são alguns dos benefícios que a compra em pequenos negócios pode gerar.

O movimento vê nesses pequenos empreendimentos o futuro do País. Isso porque essas empresas geram 52% dos empregos formais no Brasil, distribuindo melhor a renda pelo território nacional. Juntas, as MPEs respondem por 27% de toda a riqueza produzida em território brasileiro, o Produto Interno Bruno (PIB).

A campanha terá como marco a data 5 de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Até lá, a ideia é espalhar e promover esse comportamento por todo o País. Para levar essa mensagem ao público, o Sebrae-SP preaprou dizersas ações, como trienamento de empresários, distribuição de material informativo e adesivos, como edxplica o gerente da Inteligência de Mercado, Eduardo Pugnali. "Faremos uma série de capacitações para o empresário pensar estratégias que possam ser feitas visando ao movimento, como promoções e mudanças de vitrines, de modo que o estabelecimento não passe em branco na data", explica.

Para mostrar a devida relevância desses negócios, o Movimento Compre do Pequeno Negócio reforça aspectos como a proximidade dos estabelecimentos com casa, trabalho e lazer dos consumidores. A oportunidade de emprego também é um ponto ressaltado pela campanha, lembrando que milhões de trabalhadores tiveram a primeira chance em um empreendimento de menor porte.

MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A valorização da mão de obra local é só um dos aspectos estimulados pela opção de compra no menor empresário. Essa atitude também auxilia a comunidade, já que o dinheiro circula mais nos bairros, dinamizando-os - não só nos grandes centros comerciais.

A campanha deve contar com a participação efetiva dos empreendedores, que exercem papel importante na hora de transmiir essa mensagem para os clientes, indica Pugnali. "O movimento não está direcionado apenas a micro e pequenas empresas, também visa dar o devido valor para o consumidor. Queremos falar com o cliente do nosso cliente. A ideia é que essa seja uma mobilização da sociedade para que, cada vez mais, os consumidores valorizem os pequenos negócios que estão no entorno, reconhecendo que eles, de fato, são o motor da economia."

Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio podem ser obtidas no site www.compredopequeno.com.br, bem como nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP.

Fonte: Jornal de Negócios - Sebrae-SP


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