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      Empresários do comércio apostam nas vendas de Natal


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      Diante de um ano de reduzido crescimento econômico, a  chegada do Natal aumenta a expectativa positiva dos empresários do comércio. É o momento de recuperar as vendas perdidas ao longo de 2014, seja por conta da Copa do Mundo, ou seja, pelo cenário de instabilidade política e econômica.

      De uma forma geral, o consumidor está mais disposto a fazer  compras no período, em função das festas de final de ano e também do recebimento do 13º salário, o que gera maior fluxo de clientes nos estabelecimentos. Para fidelizar esse consumidor e atrair novos, é importante planejar as vendas.

      Portanto, é o momento de investir na criatividade e traçar estratégias que permitam aproveitar ao máximo as oportunidades que virão para ajudar a aumentar o faturamento. Preços atrativos, condições de pagamento facilitadas e promoções estão entre as “armas” do empresário do varejo. Veja aqui algumas dicas:  

      ATENDIMENTO
      O atendimento personalizado, no qual o atendente procura identificar as aspirações do consumidor, é um importante fator para alavancar vendas. Assim como o produto, o tratamento recebido é determinante para o negócio ter êxito. Para tanto, é preciso preparar o  atendente e conscientizá-lo de que sua postura fará toda diferença no momento da venda;

      - PRODUTOS
      A diversidade de produtos encanta o consumidor. Apresente várias opções de modelos e preços, ajude-o na escolha e também ofereça novas tendências. É comum o cliente levar mais de um produto pelo contato com itens diferenciados, por isso, mantenha sempre diversificada a oferta de produtos;

      - PAGAMENTO
      Se o problema é preço, facilite o pagamento. A medida pode estimular o consumidor a comprar mais e colaborar assim para o aumento do ticket médio das vendas. Portanto, mantenha a segurança, mas ofereça facilidades para pagamento, seja em cartão, cheque ou carnê;

      - VANTAGENS
      Apresente ao cliente as vantagens do seu estabelecimento em relação aos concorrentes, como por exemplo, políticas de fidelização, pode ser o diferencial para atrair o consumidor;

      - PROMOÇÕES
      Promoções também podem ser um atrativo para os clientes e ajudar a incrementar as vendas. Os descontos devem, para tanto, resultar em valor expressivo que motive o ato da compra;

      - VITRINES 
      As vitrines decoradas valorizam os produtos e são um convite para o consumidor entrar na loja. Nesta época, a decoração natalina envolve o consumidor e colabora para que ele entre no clima. Com a chegada do verão, novas opções de vestuário também chamam a atenção do consumidor;

      - IDENTIDADE 
      É importante promover a identificação entre estabelecimento e cliente. A oferta variada de produtos, a qualidade do atendimento e do pós-venda podem promover essa afinidade. Uma vez criada essa identidade, sempre que precisar de um produto, para uso próprio ou para presentear, o consumidor irá aturalmente se lembrar do estabelecimento como um ícone de confiança e de oportunidade.

      Fonte: Fecomércio-SP


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