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Governo lança site para reclamações


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O consumidor é como o termômetro que indica o estado de saúde da sua organização. Por isso, uma reclação não pode ser ignorada. Ao contrário, deve ser compreendida, respondida e solucionada o quanto antes, para que o cliente saiba o compromisso da empresa com sua satisfação é prioridade.

O Governo Federal acaba de lançar um sire que vai unificar as reclamações de consumidores e empresas para tentar simplificar o processo de resolução dos problemas, tornando-o mais ágil, eficiente e transparente.

No consumidor.gov.br os cidadãos podem acessar formulários de contato direto com as empresas cadastradas e registrar ali as suas reclamações. As organizações, por sua vez, têm até 10 dias úteis para respondê-las. O diálogo - exceto os dados pessoais do usuário - fica aberto ao público para que todos possam acompanhar a situação. Isso ajuda a manter a transparência e o compromisso em solucionar cada caso. Após o atendimento, o usuário dará nota (de 1 a 5) à empresa que o atendeu, gerando um ranking público para classificar as organizações e passa verificar as melhores e piores colocadas.

Estudos do governo brasileiro apontam que 62% dos consumidores não constumam fazer reclamações quando enfrentam problemas nas relações de consumno. Dos que reclamam, apenas 11% procuram o Procon e outros 9% publicam seu descontentamento nas redes sociais. Um dos principais motivos que fazem com que eles não procurem os órgãos responsáveis é a falta de perspectiva com relação à solução do problema enfrentado.

Vale lembrar que o site não substitui os trabalhos dos Procons, mas amplia o acesso aos órgãos de defesa, em favor do consumidor.

Para conhecer e utilizar o site acesse: consumidor.gov.br

Fonte: Sindilav Notícias


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