Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Maioria dos brasileiros desaprova voto obrigatório


Amplie a foto

Os eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo (5) votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Aqui no Brasil, como em outros 30 países, o voto é obrigatório, uma exigência que é desaprovada pela maioria da população. Segundo pesquisa recente do instituto Datafolha, 61% dos brasileiros entrevistados discordam da imposição. A rejeição é recorde assim como outro dado: 57% dos eleitores do País não votariam nas próximas eleições presidenciais se não fossem obrigados.

Para saber mais sobre voto compulsório e voto facultativo e sobre as outras nações onde o voto é obrigatório, veja a reportagem multimídia “Voto: direito ou dever?”, produzida pela FecomercioSP. A reportagem também traz um infográfico com o perfil do eleitor brasileiro e depoimentos de especialistas e pensadores sobre a necessidade de uma reforma política no País. São abordados temas como crise de representatividade, adoção do voto distrital, financiamento de campanha, fidelidade partidária, reeleição e mandato único, entre outros.

Ainda fazem parte do conteúdo multimídia vídeos sobre a história do voto no Brasil, abrangendo períodos como o regime militar e o início da participação feminina na política, e o esclarecimento de dúvidas sobre as eleições, como o que votos brancos e nulos representam na prática e quando uma eleição pode ser cancelada.

Confira todo o conteúdo multimídia no www.votodireitooudever.com.br.

Reportagem multimídia traz infográfico sobre o tema, além de depoimentos de especialistas, tira-dúvidas das eleições e vídeos sobre a história do voto no Brasil (Arte/Tutu)

Fonte: Fecomércio-SP

 


<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem