Home

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Dicas para comerciante celebrar e colaborar com Dia do Meio Ambiente


Amplie a foto

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, data em que diversas ações são realizadas com o objetivo de despertar a atenção de autoridades e da própria população para questões ambientais. Neste ano, o tema da data será a mudança de clima, em apoio à designação da ONU para o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. 

Entre as diversas ações realizadas por entidades variadas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) organizou uma campanha que busca, principalmente, envolver a população mundial em ações do dia a dia para reduzir os impactos ambientais.

Chamado de "Desafio Mundial do Meio Ambiente", a ação conta com a colaboração de quatro embaixadores, que compartilham ideias e mensagens de acordo com o objetivo de cada "time" que representam. A ideia é que as pessoas adotem as práticas dos embaixadores e compartilhem as ações positivas, como explica a representante do Pnuma no Brasil, Denise Hamú. "A mobilização é feita principalmente por redes sociais e os embaixadores compartilham as boas ideias a que tem acesso", explica. Os quatro embaixadores são a modelo Gisele Bündchen, o jogador Yaya Touré e os atores Don Cheadle e Ian Somerhalder.

Apesar de o desafio encerrar no Dia Mundial do Meio Ambiente, a intenção do Pnuma é que as práticas sigam no dia a dia das pessoas. Além disso, a representante do programa acredita que as ações podem ser aplicadas, também, por comerciantes. "Engajamento do comércio é uma parte essencial das ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente e do desafio. As empresas são elementos importantes na conscientização dos seus colaboradores e dos seus clientes, passando as mensagens e as boas práticas adiante. O tema de cada embaixador pode ser ajustado com práticas do comércio", indica.

Denise Hamú faz algumas sugestões para o comércio, considerando o objetivo de cada time do desafio. "Bares e restaurantes são agentes essenciais para combater o desperdício de alimentos, tema da Gisele Bündchen, ao oferecer porções menores e convidar clientes a levar quentinhas com o que sobrou das refeições", sugere a representando do Pnuma.  A assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez, complementa as alternativas para combater o desperdício de alimentos. "Aproveitar ao máximo os alimentos, como talos e folhas que muitas vezes são jogados no lixo; adotar eficiente gestão da compra dos alimentos para que não haja desperdício em quantidade e prazo de validade vencido; criar parcerias com ONGs ou associações que possam consumir os alimentos preparados em restaurantes e que não podem ser comercializados no dia seguinte", exemplifica. 

Para o time de Don Cheadle, também existem opções de adequação para o comércio colaborar com o meio ambiente, como cita Denise. "O Don Cheadle incentiva a eficiência energética e o comércio pode usar lâmpadas ecoeficientes e aparelhos que gastem menos energia". Cristiane complementa. "Usar ao máximo a iluminação natural e instalar sensores de presença para evitar que os ambientes fiquem iluminados sem uso".

As dicas da equipe de Ian Somerhalder também podem ser adaptadas ao comerciante. "O time do ator promove escolhas mais conscientes, o que pode ser feito ao utilizar práticas e métodos de consumo e produção mais sustentáveis", orienta a representante do Pnuma. Além disso, a assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP indica uma postura mais participativa por parte do comerciante quanto à logística reversa, além de reduzir a geração de resíduos sólidos e adequar sua gestão. 

A última equipe, de Yaya Touré, promove a redução do uso de plásticos. A sugestão de Cristiane Cortez para esse ponto é incentivar o uso de sacolas retornáveis nos estabelecimentos comerciais.

Para a representante do Pnuma, a participação do comércio e das empresas no processo de conservação e melhoria do meio ambiente é essencial. "Modificar métodos e práticas de produção requer um investimento inicial e uma mudança nos métodos de produção, mas o resultado vem com o retorno econômico em um prazo mais largo, um posicionamento como empresa social e ambientalmente responsável e a redução do impacto das atividades", indica.

Além das ações propostas pelo Desafio Mundial do Meio Ambiente, o comerciante pode ficar atento a outras atitudes que contribuem com a natureza, como cita Cristiane. "Plantar árvores, instalar telhados verdes, aumentar as áreas nos estabelecimentos comerciais, principalmente nos estacionamentos, além de implantar o reuso de água, ter equipamentos como torneiras, chuveiros e descargas sanitárias eficientes, usar materiais recicláveis e reciclados em suas embalagens e em suas construções", complementa a assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP. 

Fonte: Fecomércio-SP

Foto: Comerciante pode adotar práticas sustentáveis para contribuir com meio ambiente.
(Arte/Tutu)



<< Voltar

    (14) 3622-5883 / 3624-5037
    Rua Rolando Damico, 381 - Vila Assis - Jaú - SP

    Imagem